sexta-feira, 19 de junho de 2009

INDIGNAÇÃO

Dia 17 de junho de 2009: morre o diploma de jornalista. Por uma decisão de 8 ministros do STF contra 1, não é mais obrigatório ser diplomado para exercer a profissão de jornalista. Argumentos como nós não sermos tão "prejudiciais" à sociedade como médicos, engenheiros e advogados, ferirmos a liberdade de imprensa ao impedir precários de trabalhar, ou que, como cozinheiros e costureiros, qualquer um pode escrever bem, foram os usados por esses juízes (diplomados em Direito), para acabar com toda uma classe profissional.

Gilmar Mendes, aquele, aquele mesmo, do Habeas Corpus do ladrão Daniel Dantas, foi o relator do processo, e o primeiro a votar contra a lei, já adulta, com mais de 40 anos. Como ele votaram Carmen Lucia, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso Mello. Só Marco Aurélio Mello foi a favor da manutenção da obrigatoriedade do diploma.

Há de se entender o porquê desses votos. A campanha contra o diploma começou na Folha de São Paulo, onde seu dono não tem o diploma porque não conseguiu passar no vestibular. Logo aderiram (mesmo sem aparecer) outros grandes meios de comunicação, como os da família Marinho. Sem a obrigatoriedade, qualquer um pode trabalhar, o que barateia a produção, além de facilitar a manipulação dos "jornalistas". E não é uma enorme coincidência que logo Gilmar Mendes, ligado à Daniel Dantas, ligado à tudo que há de ruim no país e às Organizações Bobo, tenha sido quem deu o primeiro tiro no peito dos jornalistas diplomados?

Agora sou jornalista, não preciso nem terminar minha graduação. O cara passando ali na rua também, o jardineiro também, o cozinheiro então... Mas é preciso continuar lutando. Não é porque o diploma não é mais obrigatório que não se deve mais estudar. A formação acadêmica é sim importantíssima, e um diferencial. Na universidade, além do talento que já podemos ter, aprendemos não só a escrever, como a pensar, entender o público, a sociedade em geral. Aprendemos ética e coisas que não se aprendem só na prática do dia-a-dia. Ganhamos a maturidade suficiente para se lidar com todos os lados da notícia, para não prejudicar ninguém. E ainda assim erramos. Alguém que acabou de sair do Ensino Médio então...

A luta também é em Brasília. Vamos pressionar os deputados a fazer uma nova lei de regulamentação da profissão, agora que não estamos mais em período ditatorial. E vamos tentar fazer o leitor, o ouvinte, o telespectador, perceber o quão importante são esses 4 anos que passamos estudando, para levar-lhes a melhor informação possível.


Mathias Rodrigues Botelho

Cozinheiro e culinarista
Marqueteiro
Designer
Estilista e costureiro
Personal trainer e treinador de pelota basca
Jornalista

3 comentários:

Porto disse...

Perfeito cara...
Expressou completamente todo esse misto de raiva, angústia e tristeza que nos atinge nesse momento.
Eu já estava pronto para copiar do teu blog, mas me atrasei...hehe
Parábens

Giuliana disse...

A assinatura foi a melhor de todas.

Marlon Dias disse...

Já tinha lido o texto, mas resolvi comentá-lo. Achei muito bom, Mathias (!!) e, assim como a Giuli já disse, a assinatura foi a melhor. Parabéns!